quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Curso: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
Pólo: POSSE
Aluno: BIANCA ALVES DE MACEDO
Disciplina: TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS 3
Atividade: ANALISANDO A TV-Novela




A novela de época da rede globo chamada Lado a Lado é exibida às 6 horas de segunda a sábado. A história conta muitas histórias passadas no século XX logo após o fim da libertação dos escravos. Os temas abordados pela novela são vários, mais o preconceito racial está sempre em foco na trama, perdurando por toda semana em que assisti à novela.
O público alvo a qual se destina essa novela acredito eu que seja para todas as classes sociais e idades, para a família brasileira que gosta de conhecer um pouco mais sobre a nossa história contada e interpretada por excelentes atores e atrizes.
Percebemos que a preocupação dos autores não é o de introduzir apenas os personagens, mais também os valores sociais, culturais, éticos, políticos e religiosos apresentados na novela pela a adaptação da elite aos novos rearranjos promovidos pela República e pelo fim da escravidão.
Acontecimentos como a reforma urbana, promovida pelo prefeito, que buscou alargar avenidas, a redução das doenças tropicais e o início das favelas também foram mostrados. Hábitos e costumes estrangeiros que interessava na época como a francesa e a chegada do futebol da Inglaterra também está sendo abordada na novela.
As classes sociais mais humildes são retratadas na maioria das vezes com cenas que passam “dos morros”, onde viviam os negros “não aceitos” pela sociedade.
O papel do homem, da mulher, da criança, e principalmente dos Negros são bem típicos do período histórico, o homem chefe de família que trabalhava fora e sustentava a casa, o da mulher sempre submissa em casa cuida dos filhos e vive para agradar o marido, não podendo trabalhar fora. Os filhos tinham uma educação rigorosa, tendo regras e limites para tudo que fossem fazer.
Os negros, aos poucos estavam incorporando sua cultura na dança com o samba, na capoeira como forma de proteção, na religião no jogo dos búzios, na comida com o a feijoada, no comportamento em exposições de cenas de amor entre um homem e uma mulher em locais públicos.
A partir dessa novela, podemos refletir mais sobre fatos do passado que estão presentes ainda nos dias atuais como racismo, que ainda se tem contra os negros, e quanto aos comerciais que passam nos intervalos dessa novela, o que mais chamou minha atenção foi ver o da própria atriz (Camila Pitanga) que faz a negra Isabel fazer o comercial da Caixa, (empréstimos, juros baixos), interessante essa “coincidência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário