Quando a tecnologia surgiu com a instituição da ciência moderna, a parti do século 17, antes disso, já eram organizados estudos e experiências de caráter científico, como os realizados por Leonardo da Vinci.
Esboços de invenções e obras de engenharia
Esboço de pára-quedas-1942. Envolvendo uma possibilidade de o homem voar e planar como pássaros.
Da Divina Poportione- sobre a proporção divina 1940
No mundo atual, a palavra tecnologia está na moda. As propagandas, sejam de carros, de aparelhos eletrônicos, de imóveis, sejam de sabão em pó, costumam enfatizar a incorporação das novidades tecnológicas.Sugerem a idéia de que o alto teor tecnológico é bom ou benéfico. Assim, cria-se um vínculo entre tecnologia e modernidade, como se vivêssemos num mundo só de robôs e parafernálias eletrônicas “inteligentes”. Hoje, equipamentos que até há pouco tempo pareciam coisas de ficção científica passam a fazer parte da vida e do imaginário coletivo.
Tecnologias e educação
O uso e da rede mundial beneficia o intercambio de conhecimentos, em atividades desinteressadas e sem vínculos com lucros. Ganham com isso, as pesquisas cientificas, os governos que querem tornar transparentes suas propostas políticas, grupos de discussão, indivíduos e organizações sociais diversas e a educação.
Para o filósofo francês Pierre Lévy, como a web permite a comunicação de “muitos com muitos”, pode-se gerar aí uma cultura que compartilha saberes, criar memória social é o que ele chama de inteligência coletiva.
Apesar dos benefícios das tecnologias, o ideal é sempre checa-las, como no caso da web, comparando sempre com outras fontes, pois a web é um grande armazém de informação de todo tipo
O uso das tecnologias na educação, está cada vez mais sendo utilizadas.
Mas, para que isso seja bem aproveitado, as tecnologias devem estar bem efetivamente integradas num contexto de valorização do professor,e do aluno para a aquisição do conhecimento.
È preciso que os professores e alunos, saibam definir sobre o que desejam conhecer e usar das mídias, do contrário, não apenas eles mas também as ferramentas correm os riscos de ficarem ociosos e não cumprirem sua função.
Desse modo, a abertura ao mundo de toda a informação universal é uma possibilidade extraordinária, que pode mudar a vida dos alunos para o melhor aprendizado, desde que proporcione a eles as condições e capacidades e buscar, encolher e desfrutar desse mundo tecnológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário