sábado, 16 de abril de 2011

plano de aula-tecnologias contemporâneas 01


UAB/UNB – Universidade Aberta do Brasil
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Discentes:
Bianca Alves Macedo
Maria Damasceno de Carvalho


Nome da Atividade:
                                Arte rupestre e as tecnologias


Fundamentos teóricos:
O plano de aula visa proporcionar elementos básicos da arte rupestre, possibilitando os desenvolvimentos e estratégias de estímulos das diversas técnicas de pinturas usadas para representar a arte no contexto cultural da época, utilizando também recursos tecnológicos relevantes.


Objetivos: Geral
Reconhecer e identificar a arte, como uma das principais e mais antigas manifestações da humanidade
                                                                 

Específicos
·         Pesquisar em diferentes fontes sobre a arte rupestre;
·         Reconhecer e interpretar uma pintura rupestre;
·         Compreender a arte como um fato histórico nas diversas culturas e diferentes grupos sociais;
·         Produzir imagens visuais, utilizando diferentes técnicas;
·         Experimentar o uso de diversos tipos de tinta industrializadas e naturais.
·         Demonstrar respeito pela sua produção artística e dos colegas.



Conteúdo:
Leitura e produção de pintura rupestre.


Tempo: 06 aulas


Metodologia:
- pesquisa dos alunos em grupos sobre o tema, na sala de informática
-Apresentação da pesquisa em forma de textos para ser lido em sala de aula
-Apresentar para os alunos imagens no data-show sobre figuras rupestres, incentivar a interpretação das figuras pelos alunos oralmente
-Criação de pinturas pelos alunos em duplas a partir do que já foi trabalhado fabricando tintas naturais tendo como suporte papel pardo
-Reprodução individual de imagens observadas, usando o carvão em papel pardo
-Assistir o filme: 100000 a.c fazer relações com a arte rupestre por meio de questionário individual




Recursos:
Televisão;
DVD;
Computador;
       Livros;
Tintas naturais;
        Papel A4;
Carvão vegetal;
Data show;
Internet;
Pincel;
Impressora.



Avaliação:
A avaliação será feita através da participação da interação e cooperação dos alunos na construção das pinturas no decorrer de todas as aulas, principalmente na exposição dos trabalhos.



Referências: www.fundec.edu.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário